Diante da situação inusitada de isolamento social e da ansiedade de como será o amanhã, alimentar-se tornou-se mais um passatempo na rotina de muitas famílias. Afinal, preparar e comer “coisas gostosas” gera em muitas pessoas um delicioso prazer, super necessário nesses dias. Mas como conciliar saúde, sabor e prazer?

Para suprir as necessidades nutricionais e fortalecer o sistema imunológico, a regra é a mesma: alimentação equilibrada com todos os grupos de alimentos, boa hidratação e refeições regulares e coloridas. Na prática, porém, como é isso? Vamos apresentar três dicas que certamente serão úteis no dia a dia.

É hora dos alimentos frescos: frutas, legumes e verduras, carne magra, queijos, etc

Várias frutas, como abacaxi, laranja, maçã, mamão, manga, pera, e também alguns legumes, como beterraba, cenoura, chuchu, podem ser armazenados em geladeira, por quatro a cinco dias.

Em razão do isolamento que estamos vivendo atualmente, por causa da COVID-19, talvez não seja possível comer todos os dias frutas e saladas frescas. Não há problemas nisso. Nossa dica é alimentar-se com produtos frescos enquanto for possível e com o que sobrou de alguma refeição fazer preparações caseiras que possam ser guardadas em geladeira.

Buscando evitar o desperdício, a sobra das saladas, por exemplo, pode ser transformada em quiche de legumes ou mesmo numa sopa saborosa. Já as frutas podem ser cozidas (e servidas como sobremesa, acompanhada ou não de sorvete) ou assadas tipo “chips” e consumidas nos lanches, associadas ao iogurte.

O tempero caseiro deve prevalecer

Aproveite a oportunidade de estar mais tempo em casa e experimente fazer quitutes saborosos e nutritivos. Por exemplo, fazer pães caseiros enriquecidos com sementes ou frutas; massa com vegetais; geleia caseira de frutas e tantas outras receitas disponíveis na internet.

Vale a pena lembrar que as preparações devem conter pouco açúcar, sal e gordura, para que sejam saborosas e saudáveis.

Água nunca é demais 

Em casa, às vezes, as pessoas se esquecem de beber água. Por isso, crie uma rotina de ingerir líquidos, preferencialmente água natural, pelo menos 250 mL a cada duas horas.

Em caso de alguma dificuldade de beber água, tente refresco de frutas, água saborizada com ervas ou pedaços de frutas, ou chás para facilitar a hidratação.

Evite beber líquidos ricos em açúcar (refrigerantes e sucos industrializados). Durante a quarentena, faça o possível para conciliar saúde, sabor e prazer.

Por Monica Benarroz | Nutricionista do Americas Oncologia Intergrado