Central de Atendimento : (21) 3385-2000

Por que os cuidados com a boca são importantes durante o tratamento com quimioterapia?

>Por que os cuidados com a boca são importantes durante o tratamento com quimioterapia?

Por que os cuidados com a boca são importantes durante o tratamento com quimioterapia?

A cavidade oral abriga vários micro-organismos que vivem em equilíbrio, desde que não seja permitida a sua multiplicação e a imunidade do paciente não esteja comprometida.

Uma dúvida frequente é em que momento pode ocorrer o aumento dos micro-organismos da cavidade oral. Sabemos que, quando a higiene oral não é realizada regular e corretamente, a probabilidade de multiplicação de micro-organismos se eleva.

Outra dúvida habitual é se a queda da imunidade é um risco para alguma infecção oriunda da cavidade oral. A resposta é sim, já que o tratamento do câncer com quimioterapia pode causar queda da imunidade com frequência, assim como alterações na cavidade oral, como mucosite (aftas). Portanto, é de fundamental importância que tenhamos atenção com a higiene oral para evitar infecções na cavidade oral, bem como infecções sistêmicas oriundas da cavidade oral.

A realização da higiene oral com escova dental de cerdas macias, creme dental com flúor e uso do fio dental após todas as refeições é um método eficiente para manter os micro-organismos da cavidade oral em equilíbrio, prevenindo infecções locais e sistêmicas. Na evidência de mucosite oral (aftas), a higiene oral precisa ser realizada e deve-se optar por escova dental extramacia e creme dental sem abrasivos.

Durante o tratamento com quimioterapia, o paciente deve ficar atento às alterações que venham a ocorrer na cavidade oral, como dor, ardência, alteração na cor, redução do fluxo salivar. Além disso, ele deve comunicar ao seu médico ou ao seu dentista tais ocorrências a fim de que sejam tomadas as providências necessárias.

Héliton Spíndola | Cirurgião dentista do Americas Oncologia

por | 2018-10-25T09:32:23+00:00 outubro 24th, 2018|Sem categoria|Comentários desativados em Por que os cuidados com a boca são importantes durante o tratamento com quimioterapia?