A hematologia é o campo da medicina dedicado ao estudo do sangue, seus componentes e das doenças relacionadas ao sistema sanguíneo. Este ramo da medicina é importante para entender a saúde do corpo humano, pois o sangue desempenha um papel fundamental em várias funções vitais, como transporte de oxigênio, defesa imunológica e coagulação.

No centro da hematologia está a investigação das células sanguíneas: glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Os glóbulos vermelhos, ou eritrócitos, transportam oxigênio dos pulmões para todo o corpo, garantindo que cada célula receba o oxigênio necessário para funcionar corretamente. Os glóbulos brancos, ou leucócitos, são a linha de defesa do corpo, combatendo infecções e protegendo contra doenças. As plaquetas são pequenas células responsáveis pela coagulação sanguínea, prevenindo o sangramento excessivo em caso de ferimentos.

A hematologia também se concentra em uma variedade de distúrbios sanguíneos, como anemia, leucemia, hemofilia e distúrbios da coagulação. A compreensão profunda dessas condições permite aos hematologistas diagnosticar, tratar e gerenciar essas doenças complexas, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

sobre o câncer

Sobre o câncer

Conheça mais
tipos de câncer

Tipos de câncer

Conheça mais
prevenção

Prevenção

Conheça mais
nutrição

Nutrição

Conheça mais
perguntas e respostas

Perguntas e respostas

Conheça mais
guias do paciente

Guias do paciente oncológico

Conheça mais

Cancer Center

O Cancer Center da rede Americas possui uma linha completa de cuidados, em um só lugar. Assim, pode oferecer a maior agilidade e assertividade ao longo de toda a jornada do paciente.

Contamos com um time de profissionais especializados, com uma abordagem multidisciplinar, atuando em conjunto para a escolha das práticas assistenciais que vão contribuir para o melhor desfecho clínico.

Conheça nossa estrutura