Por Mônica Benarroz – Nutricionista do Grupo COI

Durante os tratamentos anticâncer, o paciente, frequentemente, passa por alterações de peso corporal. Quando o ganho de peso é notório e indesejado pode desencadear, no paciente, um desejo de emagrecer a qualquer preço, sem considerar os hábitos alimentares saudáveis e o exercício físico nessa decisão. Nesse momento as dietas da moda são uma tentação. Afinal, quem nunca ouviu falar de uma boa dieta milagrosa?

As dietas da moda são conhecidas por serem muito restritivas e assim favorecer uma grande perda de peso em pouco tempo. Mas nenhuma dieta garante resultado em longo prazo e, além disso, podem causar riscos à saúde, como anemia, hipovitaminoses, etc. Quando a dieta acaba e o individuo retoma seus hábitos alimentares, ocorre uma rápida recuperação do peso perdido. Assim, algum tempo depois, ele vai voltar a procurar uma nova dieta milagrosa, podendo desencadear o famoso “efeito sanfona”.

Além de frustrante, o resultado desse tipo de regime que envolve uma grande restrição alimentar pode ser perigoso. O nosso corpo precisa de todos os nutrientes, pois cada um deles desempenha uma função especifica no organismo. Retirar um ou mais nutrientes da nossa alimentação pode, portanto, provocar carências nutricionais, com efeitos na pele, no cabelo e nas unhas, cansaço, ou até mesmo sérios prejuízos à saúde. Outro ponto importante a ser destacado é que a perda de peso obtida nessas dietas corresponde principalmente à perda de agua e de massa muscular. Isso mesmo! Como o metabolismo fica mais lento devido à supressão de muitos nutrientes, perde-se pouquíssima gordura.

Mudanças no comportamento alimentar nem sempre é uma tarefa fácil para atingir o objetivo do emagrecimento. Na tentativa de fazer as variadas dietas da moda, ao invés de se melhorar os hábitos alimentares, se comete cada vez mais erros. Cada pessoa tem uma necessidade nutricional especifica, de acordo com sexo, idade perfil. É por isso que a prescrição de uma dieta deve ser individualizada.

Para emagrecer com saúde, não ha segredo! A forma mais eficaz e saudável de perder peso é associar a alimentação balanceada à pratica regular de atividade física. Ter e manter bons hábitos serão sempre a melhor escolha!