Central de Atendimento : (21) 3385-2000

Alimento saudável é alimento seguro

>>>Alimento saudável é alimento seguro
Alimento saudável é alimento seguro 2017-01-23T16:51:46+00:00

alimento-saudavel-e-alimento-seguro

Por Monica Benarroz – Nutricionista do Grupo COI

Toda vez que falamos de alimentação saudável, imediatamente pensamos num lindo prato de salada ou num belo café da manhã composto de frutas e sucos. Tudo bem colorido.

O conceito de alimentação saudável não está baseado apenas nos ingredientes naturais e coloridos presentes nas diferentes refeições, mas também na segurança alimentar que preza pelas condições de higiene durante a manipulação, a confecção, a venda e o consumo dos alimentos.

O alimento seguro (um prato de comida, um sanduíche, uma fruta, etc.) é aquele que, além de fornecer nutrientes importantes ao organismo, garante que esse esteja livre de micro-organismos que possam causar doenças e trazer prejuízos à saúde.

As doenças vinculadas por alimentos (DVAs) devem ser uma preocupação de todos, uma vez que a responsabilidade é tanto daquele que fabrica e vende o alimento quanto daquele que compra.

Qualquer pessoa pode consumir um alimento contaminado por micro-organismos, mas algumas delas são mais sensíveis às infecções, como por exemplo, as gestantes, as crianças, os idosos e as pessoas doentes. Nesses casos, a atenção deverá ser maior com as ações de prevenção e cuidado.

Nós, os consumidores, também somos responsáveis pelo combate dessas doenças vinculadas por alimentos; por isso, seguem algumas dicas que certamente nos ajudarão a prevenir as DVAs.

Veja o quadro abaixo:

[tabela]

Mais informações, acesse o site:

 

Anvisa