O Instituto de Educação, Pesquisa  e Gestão em Saúde  conta com o apoio do Americas Centro de Oncologia Integrado e está localizado na unidade da Barra da Tijuca. A unidade da Barra dispõe de recepção com sala de espera, 16 consultórios, sala de infusão com um total de 20 poltronas, onde 16 são voltadas para infusões de longa duração e 4 para procedimentos rápidos e equipamentos para atendimento de urgência.

Na unidade da Barra encontra-se a farmácia central de manipulação e distribuição dos medicamentos para as demais unidades. A farmácia dispõe de 3 cabines de segurança biológica classe II B2, 6 geladeiras para o armazenamento das medicações termolábeis com dispositivo de controle de temperatura próprio com um sistema que notifica o farmacêutico via e-mail caso haja algum desvio na temperatura, sendo uma geladeira de uso exclusivo para a pesquisa clínica. Todos estes equipamentos são ligados 24 horas a um gerador que possui a capacidade de funcionamento de 12 horas seguidas, necessitando o reabastecimento somente após este tempo.

O Instituto COI também possui uma farmácia exclusiva com acesso restrito aos medicamentos investigacionais. Temos farmacêutico exclusivo para a pesquisa clínica que faz todo o gerenciamento da farmácia.

Na área de Radioterapia, o Americas Oncologia tem os mais novos equipamentos para este tratamento, como o novo acelerador linear Trilogy® (Varian Medical Systems) que é uma das máquinas mais modernas disponível no arsenal radioterápico mundial, sinônimo de alta precisão e versatilidade.

As atividades desenvolvidas na Radioterapia são: IMRT (Intensity Modulated Radiation Therapy); IGRT (Image Guided Radiation Therapy); RapidArc; Braquiterapia de alta taxa de dose (ginecológica); Radiocirurgia e SBRT (Stereotatic Body Radiation Therapy).

O Instituto possui alguns parceiros para condução dos estudos clínicos, são eles:
• Laboratório Richet: com análises clínicas

• Grupo Fleury para realização de RX, PET-CT, RNM, Mamografia e Ultrasonografia

• Hospital Santa Lucia para emergências e internação 24 horas/dia, contendo 80 leitos, sendo 16 na UTI geral

• Hospital Pró-Cardíaco para emergências e internação 24 horas/dia, contendo 124 leitos, sendo 46 na UTI geral e 53 semi intensivas

• Hospital Samaritano Botafogo para emergências e internação 24 horas/dia, contendo 130 leitos, sendo 13 na UTI geral e 23 semi intensivas

• Hospital Samaritano Barra para emergências e internação 24 horas/dia, contendo 52 leitos, sendo 08 na UTI geral

• Hospital Vitória para emergências e internação 24 horas/dia, contendo 237 leitos, sendo 34 na UTI geral e 14 semi intensivas