Temos ciência de que o contexto da saúde pessoal é influenciado por diferentes fatores. Neste ano de 2020, a natureza nos apresentou um item novo e, por que não dizer, diferente.
Todos nós estamos nos adaptando, gerando novas respostas, mudando estilos de vida, evoluindo.

Com sabedoria, entendemos que questões como a genética são de difícil ajuste, seja a genética de um vírus, seja a genética pessoal de cada um de nós. Sim, esses são fatores limitadores.
E, com ainda mais conhecimento, temos a capacidade de perceber que também possuímos fatores impulsionadores que nos ajudam a trazer melhores ganhos.

Atualmente, em razão da maior permanência em casa, tendo em vista a pandemia do novo coronavírus – COVID-19 –, passamos a ter oportunidade de melhorar a qualidade da interação com a família, de nos preocuparmos mais com a alimentação, de termos mais espaço em nossa vida para nós mesmos. E que tal, dentre tantas escolhas positivas, escolher tirar o espaço que talvez o tabaco represente na sua vida ou na de muitos?

Seja na forma de cigarro, de charuto, de cachimbo; seja na forma de narguilé, de eletrônico, de vaporizador; seja ainda na forma de mascado (pois sim, a indústria também quer ter vida confortável para si).

Nesse contexto, podemos distinguir três possíveis fatores que influenciam a saúde, são eles:

. Fixo, isto é, o genético;
. Móvel indispensável, que é alimentação;
. Móvel dispensável, que diz respeito ao tabaco.


A decisão por fazer escolhas mais sábias começa individualmente. Pense nisso!
Unindo fatores móveis, de nossa opção, podemos alcançar os resultados almejados. Pare, pondere, defina!
E, se você considerar que, para concretizar mudanças positivas, necessita de ajuda, sempre haverá canais dispostos a contribuir.

Afinal, o objetivo maior é obter os mais saudáveis e eficazes resultados.

Por: Dr. Gunther Kissmann | Pneumologista do Americas Centro de Oncologia Integrado