Central de Atendimento : (21) 3385-2000

Alimentação e inverno: Dicas para preservar a saúde e o peso corporal

>Alimentação e inverno: Dicas para preservar a saúde e o peso corporal

Alimentação e inverno: Dicas para preservar a saúde e o peso corporal

Entramos na estação do inverno. Período de mais frio e com menos sol, combinação que pode minar nossa saúde, principalmente se estiver associada a mudanças do padrão alimentar.

Na estação de baixas temperaturas, normalmente bebemos menos água e substituímos as frutas frescas e as saladas cruas – alimentos ricos em vitamina C, que é essencial para o sistema imunológico – por outras iguarias menos protetoras. Além disso, ficamos menos expostos ao ar livre, sem contato com o sol matinal, essencial para a produção de vitamina D e para o sistema imunológico.

Em contrapartida, no inverno frequentemente o apetite fica mais aguçado, favorecendo o aumento de guloseimas, quase sempre repletas de açúcar e gorduras saturadas, ingredientes que pioram os processos inflamatórios do nosso organismo, sobretudo para aqueles mais suscetíveis às doenças respiratórias.

Para fortalecer o organismo e evitar os “quilinhos” a mais no final da estação, seguem algumas dicas que ajudarão você a saborear os pratos deliciosos de inverno sem culpa e sem medo de ganhar peso.

  • Mantenha o consumo de líquidos superior a 1,5 litro ao dia. Se preferir, beba um chá quentinho, que, ao mesmo tempo que hidrata, aquece e fornece substâncias antioxidantes, como os polifenóis, por exemplo.
  • Mantenha o consumo de hortaliças – legumes coloridos e vegetais folhosos – pelo menos uma vez ao dia. São muitas as opções para tornar as refeições saborosas, por exemplo, suflês, cozidos, refogados e caldos saborosos, ou mesmo incrementar alguma receita com massa.
  • Consuma todos os dias frutas cítricas – laranja, lima da pérsia, limão, tangerina – pelo menos uma porção ao dia, que podem ser in natura ou em forma de suco de fruta natural.
  • Consuma regularmente alho, cebola, gengibre e especiarias como açafrão, cravo ou canela. Esses alimentos ajudam no combate da gripe e do resfriado e têm ação expectorante. Eles podem ser adicionados na comida, no chá e no suco.
  • Aumente o consumo de atum, salmão e sardinha, peixes gordos, ricos em ômega 3, importantes para o sistema imunológico.
  • Coma e beba com calma e moderação. Tais práticas são essenciais para que você possa saborear a comida e a bebida, evitar o risco de exageros e consequentemente o do aumento de peso corporal.

Vale a pena lembrar que a alimentação balanceada e colorida deve ser mantida, sempre que possível, durante o ano todo, uma vez que é fonte de diferentes nutrientes essenciais na promoção da saúde e na prevenção de doenças. Outra lembrança importante é manter (ou incluir) o exercício físico na rotina. Isso ajuda a reduzir o estresse, a controlar a ansiedade e o excesso de peso, fatores que também podem prejudicar o sistema imunológico.

Por Monica Benarroz | Nutricionista do Americas Oncologia

por | 2019-07-05T12:40:58+00:00 julho 5th, 2019|Sem categoria|Comentários desativados em Alimentação e inverno: Dicas para preservar a saúde e o peso corporal