Central de Atendimento : (21) 3385-2000

A importância da nutrição oncológica

>A importância da nutrição oncológica

A importância da nutrição oncológica


Comer é uma ação tão básica que muitas vezes fazemos sem pensar. Mas, para além do objetivo da sobrevivência, a comida é um fator importante na promoção da saúde, da socialização e da cultura. Por isso, a comida e as relações de necessidade e prazer devem sempre ser consideradas, em especial, para os pacientes com câncer.

 Falar de comida nem sempre é um assunto fácil. Diante da notícia do diagnóstico ou durante o tratamento, muitos pacientes podem apresentar falta de apetite, que pode vir acompanhada de outros sintomas, como as náuseas, os vômitos, as dores ou, até mesmo o medo de comer.

Nesse momento, a Nutrição Oncológica é mais uma proposta de cuidado, que associada aos tratamentos médicos pode contribuir para os melhores resultados do tratamento e do bem-estar do paciente através da assistência nutricional. Dessa forma, é possível esclarecer as dúvidas relacionadas à alimentação e aos sintomas, fazer orientação sobre alimentação adequada e nutritiva de modo individualizado, prescrever suplementos nutricionais quando necessário, além de outras ações que ajudarão no fortalecimento do sistema imunológico, na redução da toxicidade dos diferentes tratamentos e na melhora qualidade de vida.

Vale ressaltar que a Nutrição Oncológica tem abordagem biopsicossocial e atua dentro de uma perspectiva multidisciplinar em cooperação com o paciente, o cuidador e os demais profissionais de saúde.

Por: Mônica Benarroz  – Nutricionista do Americas Centro de Oncologia Integrado

por | 2017-10-26T11:26:17+00:00 outubro 20th, 2017|Sem categoria|Comentários desativados em A importância da nutrição oncológica