Central de Atendimento : (21) 3385-2000

O açúcar não alimenta o câncer

>O açúcar não alimenta o câncer

O açúcar não alimenta o câncer

Muitas informações equivocadas têm ganhado destaque nas mídias e trazido muitas preocupações para as pessoas que tratam algum tipo de câncer ou para suas famílias. Uma delas é a alegação que “açúcar alimenta o câncer”.

O termo açúcar (carboidrato) é uma forma genérica de tratar as substâncias ricas em glicose que é a principal fonte de energia para o bom funcionamento do corpo, ou seja, todas as células necessitam de glicose como fonte de energia, do mesmo modo que todo ser vivo precisa de oxigênio.

Os açúcares (carboidratos) estão presentes principalmente nos alimentos de origem vegetal, tais como frutas, legumes, cereais, e podem ser classificados em simples e complexo, conforme a quantidade de glicose presente na sua estrutura química.

O açúcar complexo mais conhecido na alimentação é o amido, presente, por exemplo, nos cereais (arroz, milho e trigo), nas raízes (batata doce, batata baroa e aipim), nos tubérculos (batata inglesa, cará e inhame), nos feijões e grãos em geral. Aconselha-se que os produtos derivados dos cereais, como  pães, biscoitos e diferentes tipos de massa sejam preferencialmente integrais ao invés de refinados.

A frutose (açúcar da fruta e do mel) e a sacarose (usado para adoçar bebidas e fazer sobremesas) são consideradas “açúcar simples” e devem ter o seu consumo muito limitado na alimentação. De modo geral, do açúcar simples está associado às alterações metabólicas e ao excesso de peso. Por isso recomenda-se evitar o consumo regular e indiscriminado de sobremesas e bebidas adocicadas.

Vale destacar que consumir fruta é diferente de usar a frutose como adoçante. De qualquer forma, as frutas, apesar de ricas em vitaminas e sais minerais, devem ser consumidas com moderação, principalmente por diabéticos e aqueles que desejam controlar o peso corporal.

Conforme as recomendações internacionais, os açúcares devem compor pelo menos 50% das calorias totais da alimentação para um individuo comum, em especial, o açúcar complexo (amido). As variações dessa quantidade dependem do estado de saúde e do quanto se gasta de energia em atividades físicas. Apesar de não ser recomendado, o consumo do açúcar simples não é proibido nem causa câncer.

É importante lembrar que alimentação balanceada e nutritiva é essencial para a promoção da saúde e prevenção de doenças.

Por Monica Benarroz – Nutricionista do Americas Oncologia

por | 2017-09-20T12:39:32+00:00 Abril 28th, 2017|Sem categoria|Comentários desativados em O açúcar não alimenta o câncer